QUEM SOMOS

A ADELBA – Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis e Região é uma sociedade civil, sem fins lucrativos que foi constituída em 2014 para fomentar a bananicultura, melhorar as práticas de cultivo da fruta e também levar melhorias para todas as pessoas que estão envolvidas em sua cadeia de valor.

A ADELBA e os associados trabalham juntos para:

• Agregar valor ao fruto
• Melhorar as condições de infraestrutura e de logística
• Promover a troca de informações
• Realizar trabalhos que envolvam todas as fases da produção e da comercialização da banana.

O principal foco da Associação é trabalhar na expansão de mercados e na melhoria da qualidade, sustentabilidade e inovação tecnológica do setor.

Hoje a região conta com 146 produtores locais e mais de 3.550 mil hectares destinados ao cultivo da banana, a produção estimada para esse ano é de 80 mil toneladas com valor estimado em 90 milhões de reais.

Cuidar da nossa gente e da nossa terra é parte da nossa caminhada. É trazer emprego e renda para as nossas famílias. É contribuir para a melhoria da infraestrutura e fortalecer a nossa identidade. É gerar valor para todos os envolvidos e garantir a longevidade para a bananicultura em Delfinópolis.

A Adelba


RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A região da Serra da Canastra é privilegiada. Perfeita para a produção de uma banana única e especial. Trabalhar de forma sustentável, preservando e cuidando das matas, fauna, flora, nascentes e cachoeiras é além da nossa responsabilidade, o nosso compromisso.
Buscamos ampliar a nossa capacidade produtiva e a qualidade do nosso produto, desenvolvendo as mais avançadas práticas de cultivo e manejo, tudo isso para crescer respeitando e preservando a nossa terra.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Dentre os benefícios gerados pela bananicultura é importante destacar o impacto socioeconômico na nossa região. A cada 3 hectares de plantação, 1 novo emprego direto é gerado. A banana gera mais de 1.200 empregos diretos, além dos indiretos como motoristas, funcionários de escritórios, oficinas, empresas de insumos e irrigação, além de desenvolver a economia do município.
Delfinópolis tem hoje pleno emprego, o nosso sonho coletivo, hoje, se realiza numa fruta carregada de respeito, distribuição de renda e geração de emprego o ano todo.

 

CONSELHO DIRETOR

A Adelba
MARCELO RUSISCA

PRESIDENTE

A Adelba
HUGO CORRÊA

VICE-PRESIDENTE

A Adelba
LETÍCIA ROSA

TESOUREIRA

A Adelba
SÁVIO MARINHO

SECRETÁRIO

DELFINÓPOLIS

Delfinópolis é um município mineiro, localizado aos pés da Serra da Canastra, a aproximadamente 400 Km de Belo Horizonte e São Paulo. Nosso território rico em vales, chapadões e serras, abriga mais de 100 cachoeiras, corredeiras e lindas paisagens de cerrado, com uma rica e variada fauna e flora.

O município possui uma agropecuária pujante onde se destacam, além da banana, a produção de soja, ocupando o primeiro lugar no sul de Minas, as culturas do milho, cana, sorgo, café e as pecuárias de corte e leite. O valor bruto de nossa produção agropecuária em 2019 é estimado em 200 milhões de reais. E tudo isto é feito com preservação ambiental: dos 138.000 hectares da área total do município, as lavouras somam 26.600 hectares mas ocupam efetivamente 19.000 hectares, dado que a maior parte do milho e todo o sorgo são produzidos na mesma área ocupada pela soja, portanto as lavouras perfazem  14 %. As pastagens cultivadas ocupam 28.000 hectares ou 20 %. O restante 66 % é área preservada:  App’s, reserva legal, represa, campos e serras.

Sob condições únicas de clima, solo e altitude encontradas apenas na nossa região é que se inicia em 1993, a história da banana em Delfinópolis, após um longo período de preços muitos baixos para o café.

Buscando alternativas, nove produtores, com o apoio da Prefeitura e da EMATER, iniciaram o cultivo da fruta em uma área de aproximadamente 20 hectares.

Durante os 15 primeiros anos, o cultivo da banana cresceu de maneira tímida.

Em 2009, com a chegada de novos produtores e investimentos na região, a atividade se desenvolveu de maneira exponencial e Delfinópolis passou a figurar como uma das principais regiões produtoras da fruta no país.

Hoje somos o segundo maior município produtor de bananas de MG, com 3.550 hectares destinados à bananicultura e produção estimada em 80.000 mil toneladas no valor de R$90.000.000,00 para o ano de 2019.

A Adelba
APOIADORES